sexta-feira, 29 de junho de 2012

CHUVAS OROGRÁFICAS ou de relevo:

      CHUVAS OROGRÁFICAS ou de relevo:




A seca no NE é característica do clima semi - árido e se repete de tempos em tempos.Ele tem constituído a explicação mais lógica e imediata para a pobreza e a miséria da população que vive no Sertão.
Enquanto ela persistir, políticos e poderes dos municípios afetados tem um bom pretexto para solicitar verbas e mais verbas visando solução desse flagelo.
O dinheiro público que deveria ser investido na construção de açudes e adutores, a fim de levar água para população, muitas vezes é destinado para outros fins, ou seja, são usados indevidamente para promover benfeitorias nas terras de grandes proprietários ou desviadas por governos corruptos.
 O aproveitamento, por parte de latifundiários, políticos e mal - intencionados de recursos destinados a diminuir os efeitos da desigualdade do aproveitamento da água no NE é o que se chama de INDUSTRIA DA SECA.
Segundo especialistas, as águas existentes nos rios nordestinos seriam suficientes para beneficiar toda população do sertão, porém precisam ser mais bem distribuidamente distribuídas.



MEIO NORTE:
É uma faixa de transição entre região norte (úmida) e o sertão (seco). A vegetação original nessa área é a mata de COCAIS que favoreceu o extrativismo vegetal - CARNAÚBA e BABAÇÚ são os principais.
A economia também tem se baseado na criação de gado BOVINO, ALGODÃO e ARROZ. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário