quinta-feira, 28 de junho de 2012

Regiões do Nordeste

Zona da Mata - É a sub-região originalmente recoberta pela mata atlântica (dai o nome) porem foi intensamente explorada do ponto de vista econômico.
1° Pau Brasil                                                                                  2° Cana de açúcar

   




Outro fator que contribuiu para o desaparecimento da Zona da Mata é que mesta área foram estabelecidos povoamentos que se tornaram IMPORTANTES CIDADES.
Essa sub-região é mais industrializada e como desenvolvimento economicamente. Conteúdo ao lado do desenvolvimento apresentam-se muitos problemas sociais, como CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE MUITAS MORADIAS NOS CENTROS URBANOS ELEVADO ÍNDICE DE DESEMPREGO, SALÁRIOS MUITO BAIXOS, POBREZA, CRIMINALIDADE, etc..
área que prevalecem latifúndios monocultores (com destaque para plantação de cana com destino à combustível - ETANOL E AÇÚCAR - Nacional e exportação).

AGRESTE:
Por estar situado entre uma área seca o SERTÃO e outra úmida a Zona da Mata, o agreste constitui uma faixa de transição que possui uma vegetação característica dos ambientes de CAATINGA E MATA ATLÂNTICA.
No agreste predominam os minifúndios os Policultores, bem como a pecuária leiteira e as industrias de derivados do leite. O comercio é a outra atividade muito importante.
Uma das explicações para os baixos indices PLUVIOMÉTRICOS no sertão, esta relacionado à presença do PLANALTO DA BORBOREMA que funciona como barreira natural ás massas de ar, carregadas de unidade que vem do oceano Atlântico em direção ao interior da região.

PLUVIOMÉTRICOS: Indices de chuva.





                                SERTÃO:


Sertão Nordestino  é uma região que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da região nordeste brasileira. Usualmente, a denominação de “sertão nordestino” é dada às regiões interioranas, independentemente do nível de desenvolvimento social  ou econômico. Porém, a expressão também pode ser usada para designar, mais especificamente, as regiões do interior da Bahia, Pernambuco e Piauí, onde se concentram algumas das cidades com maiores índices de desigualdade social  do país, além de baixíssimos indicadores de desenvolvimento sócio-econômico.

O clima na região é predominantemente semi-árido com uma estação seca mais prolongada onde a taxa de precipitação pode cair a níveis baixíssimos (500mm a 800mm por ano em algumas regiões, mas podendo chegar a 400mm em outras), o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuária geograficamente, o sertão nordestino é uma área de transição entre as sub-regiões do agreste (seco) e meio-norte (úmido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário