sexta-feira, 29 de junho de 2012

MONGÓIS

HISTÓRIA --


MONGÓIS


Os mongóis, povo nômade e iletrado, fundou o império mais extenso da Terra, apesar que era desorganizado e preocupado com seus rebanhos e pelo comércio com seus vizinhos ancorados nas cidades, mas também era formado por guerreiros de primeira, hábeis no manejo do cavalo.
Este povo configurou o mais extenso domínio terrestre que já existiu, pois nos séculos XII e XIV, seus domínios se estendiam desde a Coréia até a Hungria, com exceção da Índia. Todo esse desenvolvimento é obra da família cujo personagem mais importante é conhecido como Gengis Khan, de nome Temujim um dos maiores gênios militares e conquistadores da História.


Seu Império foi dividido entre seus três filhos, e foi Ogodi que recebeu o título de Gengis Khan. Dos netos de Temujín coube a Kublai completar a conquista da China. Depois de uma desagragação, o Império ressurge com Tamerlán, ainda que não se sabe ao certo se pertencia à família, e suas façanhas são conquistar Damasco, arrasar Bagdá, derrotar aos mamelucos e levar suas fronteiras até a máxima extensão. Facilitaram o contato entre Oriente e Ocidente, impuseram uma burocracia, estabeleceram um sistema de arrecadação de impostos e criaram um serviço de correios a cavalo. Deles resta um mausoléu em Samarkanda para Tamerlán e a lenda da tumba de Gengis Khan.



Pessoal! Este texto foi retirado de um site. Achei muito legal! ele está bem resumido e interessante!
Fonte: infoescola


Nenhum comentário:

Postar um comentário